sábado, 26 de maio de 2012

Visita Técnica à Empresa "Dinoplast"




No dia 22 de maio de 2012, realizamos uma visita técnica na empresa DINOPLAST, essa que nesse mesmo dia completava 25 anos de fundação.
Acompanhou-nos o Sr. Francesco R. Callé, Engenheiro de Segurança do Trabalho, que explicou todo o processo, fornecendo informações valiosas.
Essa empresa trabalha com a reciclagem de embalagens de produtos tóxicos, e através desse processo se obtém a matéria prima para a fabricação de embalagens para esses produtos e para a fabricação de conduites corrugados, que recebem dois tipos de pigmentos (amarelo e preto) e que são exclusivos da própria empresa.
Durante todo o percurso que realizamos na DINOPLAST, tivemos o privilégio de conhecer todo o processo de reciclagem. Nesse período de conhecimento vimos de perto cada detalhe que acontece com o material.
Toda a água utilizada é tratada na mesma empresa e aquele material que não tem mais utilidade é encaminhado para um ambiente específico de tratamento.
Depois da interessante visita, conhecemos o escritório da empresa, onde a Assistente Administrativa Gisele Andressa Marques colocou-nos a par da estrutura organizacional, Organograma, Fluxograma e Missão.
Uma visita uniu a teoria vista em sala de aula com a prática. Nossos agradecimentos.

Parabéns Para As Equipes "PílhAção" (431 Pilhas) e "Uma Pilha Para a Esperança" (403 Pilhas)


Dia 24 de maio, 5ª. Feira tivemos com grande êxito a conclusão do Projeto de Recolhimento de pilhas para destinação correta.Os Alunos do PET TURMA 1, fizeram campanha em suas escolas e vizinhança, conseguindo um total de 944 pilhas.Essas pilhas foram entregues ao Sr. José Carlos Belussi Junior, Assistente da Diretoria de Meio Ambiente e Pâmela Cristina S. Melo, Analista Ambiental.Tivemos ainda palestra sobre a destinação das pilhas, do óleo, do lixo reciclável recolhido pela Prefeitura, aprendendo que esse lixo transforma-se em recursos para a Santa Casa de Louveira.Mais que meros expectadores, os alunos dessa turma exercem cidadania participativa, traduzindo na prática o conceito de sustentabilidade.

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Dinâmica: Caixinhas



Eram três empresas, com um único objetivo: entregar as caixinhas com
qualidade na hora e momento certo!
O nosso primeiro obstáculo surgiu quando necessitávamos entender o processo
de criação do objeto. Tínhamos que interpretar cada passo, segundo o manual,
para que a obra prima não saísse defeituosa, causando dessa forma o
desperdício e prejuízo.
Cada integrante possuía uma determinada função, essa que não impedia de
atuar em todas, pois o companheirismo, a cooperação, era o que importava,
afinal, a sinergia imperava em pró de um único objetivo que tinha que ser
alcançado.
A visão sistêmica foi essencial para o desenvolvimento e andamento de
tudo,pois essa era o que nos permitia analisar tudo que a empresa enfrentava
,fazendo com que dessa forma encontrássemos soluções.
Foi mais umas das dinâmicas que nos fez entender o quanto somos capazes de
realizar aquilo que nossos olhares julgam ser impossível basta que
entendamos que a melhor forma de aprender é fazendo!

terça-feira, 15 de maio de 2012

Palestra com os Vereadores de Louveira - SP



  No dia 10/05, tivemos o privilégio de participar de uma palestra, dada pelos vereadores da cidade: Reginaldo Lourençon e o Presidente da Câmara Estanislau Steck. Nela conhecemos a função dos mesmos e ficamos a par das atividades que realmente podem realizar.
  Tivemos a oportunidades de fazer várias perguntas e através dessas, complementar o que já sabíamos.
  Também presente esteve o Dr. Eliel Cecon, Consultor Jurídico, que discorreu sobre os poderes constituídos.
  Além da introdução que deram sobre o que exercem, sobre os planos que estão em andamento, para o melhoramento da cidade, deram ênfase ao projeto, VEREADOR POR UM DIA, com a Dra. Monique Bayer, Técnica Legislativa, dando orientações, idéias, nos explicando realmente o objetivo da realização do mesmo!

Dinâmica: "Ética"



 Foi através das bexigas e palitos, que descobrimos a importância e o verdadeiro valor da ética, do caráter...
  A questão era manter a bexiga cheia, durante 1 minuto, todos poderiam ganhar, mas o desejo de superar o próximo falou mais alto.
  Não tínhamos a visão de nos pôr no lugar do outro, pois o nosso único objetivo, a partir do momento que estouraram a nossa bexiga, era fazer o mesmo, afinal não queríamos ser inferiores a ninguém.
  Ao refletirmos sobre o ocorrido, percebemos que, não fazer ao outro o que não queremos que façam a nós, seja na presença dos mesmos ou na sua ausência, além da ética, prova o nosso caráter!

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Dinâmicas: Inovação ou Criação de um produto e Cabides: Quebrando paradigmas.



A chance de ter, em apenas um objeto, tudo aquilo que mais precisamos,estava no alcance da nossa vontade, necessidade de consumo... Inovamos o existente e surpreendemos com a criação! Embora tenhamos criado e inovado, quebramos PARADIGMAS, pois através de tamanha criatividade, também transformamos um objeto, que julgamos possuir apenas uma função. Aquilo que era simples tornou-se tudo que nossos olhos, ”diziam” ser impossível de acontecer! A inovação, criação, a quebra de paradigmas, nos provou o quanto é possível inovar para melhor, o existente, surpreender com a criação e fazer brilhar de uma maneira diferente, os olhos de qualquer um,quando se realiza a quebra de paradigma, porque possuímos uma capacidade dentro de nós, que somente a prática, a confiança de que tudo vai dar certo, a tentativa, nos faz perceber e realmente acreditar.